quinta-feira, 17 de março de 2011

La dolce vita!!!

Viajar significa descobrir novos prazeres. Se esse prazer é cremoso, gelado e saboroso, isso significa nos lambuzar em litros e litros de sorvete. Com certeza, nessa questão o Mauro manda bem melhor que eu. Afinal de contas, seu nonno Ferdinando, quando morava na Itália era sorveteiro. Provavelmente, seu cromossomo  deve ter tido alguma mutação genética que incluiu o gene S (de sorvete!) porque estou para conhecer pessoa mais sorvetuda. Portanto, nas nossas viagens descobrimos vários sorvetes e os mais deliciosos estão citados abaixo:


Nonno Ferdinando, o responsável pelo gene S!


Muitos sorvetes pela Toscana
- gelato: tão importante quanto conhecer o Coliseu é tomar sorvete na Itália. São os melhores do mundo, com certeza. Em San Gimignano, na Toscana, descobrimos uma gelateria, a Gelateria di Piazza, onde havia um cartaz da conquista do primeiro lugar no concurso mundial de sorvetes. Bem, numa pátria onde existe esse tipo de competição, deve-se levar em consideração que a qualidade dos sorvetes é altíssima. Portanto, não tenha medo de ter grandes expectativas; todas elas serão recompensadas. Não deixe de experimentar os de pistacchio (pistache), nocciola (avelã) e fragola (morango, sem leite, bem diferente do brasileiro). A experiência de passear pelas vilas toscanas com um gelato na mão parece que te insere melhor na cultura local.
Os ótimos sorvetes não se limitam à Toscana. Todas as outras cidades italianas também têm sorvetes deliciosos.

Em Roma, vá a Fontana di Trevi e sente-se (ou tente se sentar) apreciando um gelato de duas bolas junto com a horda de turistas que curtem o ponto turístico. Não se esqueça de jogar a moedinha na Fontana, para voltar um dia e poder tomar outro sorvete!
Agora é só achar um lugar para sentar e apreciar o sorvete e a Fontana di Trevi

Em Verona, experimente o semifreddo, sanduichinhos de sorvete comercializados na Piazza Brà desde 1939, na gelateria Savoia.

Pai e filho apreciando um semifreddo na Piazza Brà

- helado: o sorvete de dulce de leche dos nossos hermanos é o grande diferencial das sorveterias argentinas. Moradores locais nos indicaram os melhores em Buenos Aires. Mas experimentamos verdadeiras delícias nas pequenas cidades de El Calafate e em El Chaltén.


Em El Calafate, nosso primeiro contato com o sorvete de dulce de leche
Na capital do país, recomendamos duas sorveterias. A Persicco, a melhor na nossa opinião, hoje tem diversas filiais. Visitamos a que fica na calle Salguero esquina com a Cabello. O preço do sorvete não é muito amigo, mas a qualidade é indiscutível. Conhecemos também a Un' Altra Volta, na Av. Del Libertador, 3060. Essa heladeria também tem várias filiais na cidade e a qualidade é parecida com a Persicco.  A Freddo é a mais conhecida da cidade. Fomos a uma de suas filiais mas para nós o sorvete que as outras duas produzem são mais gostosos.


Na Persicco


- ice cream: nossos colegas estados unidenses também têm sorvetes gostosos. Os do Ben And Jerry's são os melhores que provamos e além de sorvetes servem smoothies e chocolates quentes deliciosos. Se passar pela Disney, vale a pena experimentar o sorvete com a cara do Mickey. A casquinha é de chocolate meio amargo e o recheio é de nata. De brinde, sabor magia!!!

Gosto de magia!!!
- Fortaleza: o sorvete de Fortaleza é menos cremoso do que os outros citados acima. A surpresa positiva é a diversidade de sabores de frutas regionais. Cajá, tapioca, umbu, acerola e açaí são alguns dos sabores que o feliz turista pode experimentar, de preferência a noitinha, aproveitando a brisa que não cansa de soprar, para também se refrescar.
- Manaus: como Fortaleza, sabores de frutas da região como taperebá, cupuaçu e tucumã são alguns dos sabores que você poderá provar na quente e abafada capital do Amazonas. Tem diversas sorveterias espalhadas pela cidade para ajudar a nos refrescar naquele calor intenso.
Nós fomos na Sorvete Glacial, no centro e na Ponta Negra, gostamos e recomendamos.
- Parati: no centrinho histórico tem uma sorveteria com o melhor sorvete de côco do mundo, segundo o Mauro. Seu nome é Ice Paraty Brasil e fica na esquina das ruas do Comércio e da Lapa. Também possuem sabores gourmets, como o de chocolate amargo com laranja, mas tudo depende da disponibilidade do produto na loja.


- Atibaia: o segundo melhor sorvete de côco fica em Atibaia, na sorveteria Alaska, na rua da Saudade, 5. A sorveteria vende por quilo ou por bolas e vale a pena experimentar também o de iogurte e o de banana caramelizada.
- São Paulo: de tudo que já experimentamos em SP, a Vipiteno é a melhor. Podemos dizer que é um pedacinho da Itália no Itaim. Nessa sorveteria você pode tomar sorvete de pistache numa boa, pois não perde nada para um italiano.
- Santos: infelizmente, não temos sorveterias magníficas por aqui. Mas temos duas sorveterias muito tradicionais. Uma se chama Royal (fica no canal 1, na quadra da praia). O lugar é pequeno e não comporta seus clientes, que se espalham pela mureta do canal ou pela praia. Muito bem servido, o hit é pedir uma bola com dois sabores. Meu preferido é o de brigadeiro. A outra é a Itanhaém. Vende por quilo e caso não esteja lotada, você poderá se sentar num dos lugares mais movimentados da cidade, pois a sorveteria fica na praça da Independência, Gonzaga.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Caçador de mim

Vindo de uma família de músicos, nada mais justo que houvesse uma contribuição musical para o projeto. Meu cunhado, o Mainho foi quem falou da música "Anima", cantada pelo Milton Nascimento. E não é que a música tem tudo a ver? Não só o título, mas a letra dela também. Pois no fundo, no fundo, nós somente estamos buscando uma melhor lapidação da nossa vida. Se precisarmos atravessar fronteiras físicas para isso, melhor!


Apesar do nome, não é a música mais animada do mundo, parece mais um sopro. Abaixo, transcrevemos a letra. Se quiser escutar, clique no título para ver o vídeo no youtube.

Lapidar

Minha procura toda
trama lapidar
o que o coração
com toda inspiração
achou de nomear
gritando: alma
Recriar
cada momento belo já vivido
e ir mais
atravessar fronteiras do amanhecer
e ao entardecer
olhar com calma
então

Alma, vai além de tudo
o que o nosso mundo ousa perceber
casa cheia de coragem, vida
tira a mancha que há no meu ser
te quero ver
te quero ser
alma

Viajar nessa procura toda
de me lapidar
neste momento agora de me recriar
de me gratificar
de busto, alma, eu sei
casa aberta
onde mora o mestre, o mago da luz
onde se encontra o templo que inventa a cor
Animará o amor
Onde se esquece a paz

 
Alma, vai além de tudo
o que o nosso mundo ousa perceber
casa cheia de coragem, vida
todo o afeto que há no meu ser
te quero ver, te quero ser
alma


segunda-feira, 7 de março de 2011

Especial: mulheres

Homens e mulheres são diferentes e todos sabem disso. Por isso, quando estamos falando sobre a viagem com outras pessoas, os focos de interesse e preocupações são também muito diferentes. Por exemplo, enquanto os homens se interessam por croquis, maquetes, cálculos, dimensionamentos elétricos e outras coisas suuuuuper legais e importantíssimas para o sucesso do projeto, as mulheres fazem uma tempestade de perguntas relacionadas ao dia-a-dia durante a viagem.
Leia só algumas das preocupações da mulherada:
- Onde você vai fazer xixi?

Não consegui entrar na "casinha". Nesse caso, o xixi foi no matinho...

- Como você vai fazer “naqueles dias”?
- Onde você vai guardar suas roupas?

- Quais serão essas roupas? E sapatos? E bolsas? Maquiagem?


- E para lavar as roupas? Como, onde e quando vocês vão lavar as roupas?
- E tomar banho? Você vai tomar banho onde? Será que você vai tomar banho todos os dias?
- Você não tem medo de bichos? Aranhas, cobras, lagartixas e baratas dentro do carro?
- O que você vai comer?
- Onde você vai dormir? Vai ter lençol?
- Você não tem medo de ficar sozinha com o Mauro um ano inteiro? Com quem você vai conversar?
                Algumas dessas perguntas eu também fiz pro Mauro logo que decidimos fazer a viagem. Lembro que quando deitei minha cabeça no travesseiro na noite que conversamos, aspirei profundamente o aroma da água de passar que a moça usa no lençol e falei pro Mauro: duas coisas que vou sentir muita falta, meu colchão e esse cheirinho de roupa passada e perfumada...
Algumas dessas questões me preocupam, como os banhos e xixis. Meus maiores problemas com bichos são baratas e mariposas, mas aqui no meu apartamento vive entrando mariposas pela janela e tenho aprendido a conviver com elas. De que forma? Elas entram pela janela da cozinha e eu saio pela porta da sala...
Outras perguntas são bem engraçadas. Ficar sozinha com o Mauro tinha passado longe na lista de problemas. Para mim, nem de longe seria uma preocupação. Tem uma frase atribuída a Nietzsche que diz o seguinte: “Ao pensar sobre a possibilidade do casamento, cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: 'Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até sua velhice?'” Nós achamos que sim, mas de tanto perguntarem, resolvi conversar com ele e propor que caso a gente brigue, quem dormirá do lado de fora será ele. Além disso, estamos nos propondo a simular algumas situações estressantes relacionadas a mapas, rotas, estradas, esquerda e direita (particularmente, tenho muitos problemas com lateralidade e espaço), tentando com isso evitar futuras brigas.

Por isso, resolvi escrever alguns posts mais voltados para o público feminino. Pois a maioria das dúvidas que afligem as mulheres também me aflige.
A primeira coisa que providenciei para essa viagem foi um depilador elétrico. Isso mesmo. Enquanto o Mauro visitava lojas náuticas atrás de baterias, euzinha na Super Target encontrei meu depilador elétrico da Braun, igualzinho ao que já havia pesquisado pela internet. Não foi barato, mas funciona muito bem. Ainda não consegui depilar minha virilha, mas nas pernas e axilas estou ficando craque.  A primeira vez que você usa um é uma dor indescritível: parece tortura! Minhas mãos ficaram tão suadas que eu precisei secá-las para ir até o fim. Mas o resultado é bem bom e com certeza nesse um ano de ausência de depiladoras profissionais, será uma excelente opção para me livrar dos indesejáveis pêlos femininos.


Máquina de tortura portátil terá lugar garantido no carro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...